5 HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA TRABALHAR EM CASA



Trabalhar a partir de casa nem sempre é fácil, não acordamos todos os dias com o mesmo nível de motivação e nem sempre conseguimos ser 100% produtivos. Mas a vida é mesmo assim, há dias melhores, dias piores e não há problema nenhum com isso, faz parte e acontece a todos.

O importante é arranjarmos estratégias que nos ajudem a contrariar esses dias, por isso, no artigo de hoje vou partilhar 5 hábitos saudáveis que me ajudam bastante quando tenho de trabalhar a partir de casa. 

01. Criem o vosso espaço de trabalho!


Mesmo que não tenham um escritório ou uma secretária no quarto para trabalhar, é importante criarem um espaço de trabalho em casa. Escolham um sítio com boa luz, de preferência natural e arranjem o espaço de forma a que se sintam confortáveis e motivados. Mantenham os materiais que precisam diariamente perto de vocês e organizem o espaço à vossa maneira. 


02. Arranjem-se todos os dias!


Por mais preguiça que possam ter de manhã, mantenham a vossa rotina tal como quando saíam de casa. Acordem cedo, dêem um jeito ao cabelo, vistam algo bonito e confortável e vão ver que é mais fácil ativar o "work mode". Pode parecer que não, mas acreditem que tirar o pijama e arranjarmo-nos dá-nos logo outra atitude para enfrentarmos o dia!


03. Façam intervalos!


Seja nas escolas ou nos locais de trabalho, existem sempre intervalos e pausas, certo? Então façam isso também em casa. Preparem a vossa bebida preferida ou um snack delicioso, vão até à janela ver a paisagem e descansem a cabeça por 10 minutos. É importante irmos fazendo pausas ao longo do dia para sermos mais produtivos e não deixarmos que o trabalho nos deixe exaustos no final do dia.


04. Façam um lista de tarefas diária!

Todas as manhãs, antes de meterem as mãos à obra, apontem num caderno as tarefas que precisam de fazer naquele dia. Isto ajuda-vos a visualizar tudo o que têm de fazer e, consequentemente, ajuda-vos a gerir melhor o vosso tempo. Devem ir assinalando as tarefas como completas à medida que as terminam e, mesmo que não consigam fazer tudo o que tinham estipulado para aquele dia, podem passar as tarefas que não estão assinaladas para a lista do dia seguinte. Assim conseguem controlar melhor as vossas deadlines e impede-vos que se esqueçam do que ainda têm para fazer.


05. Definam um horário e trabalhem apenas nesse horário!


Definam o vosso horário de trabalho e tentem cumpri-lo. Por exemplo, se no trabalho trabalhavam das 9h às 17h, trabalhem em casa das 9h às 17h. 

Por vezes pode ser difícil trabalhar em casa num horário fixo, principalmente para quem tem filhos, nesse caso o tempo tem de ser gerido com base em vários factores. Mas é muito importante definirmos um horário e segui-lo. Se tínhamos decidido trabalhar das 9h às 17h, mas depois só começamos a trabalhar às 14h, por exemplo, vamos acabar por ficar a trabalhar até mais tarde ou não vamos conseguir fazer tudo o que precisávamos de fazer. No final da semana vamos perder a noção de quantas horas de facto trabalhámos e vamos sentir que se calhar não fomos tão produtivos como poderíamos ter sido.

É importante continuarmos a separar a vida pessoal da vida profissional, mesmo quando estamos em casa. Quando é para trabalhar é para trabalhar e depois disso é para fazermos tudo aquilo que nos apetecer, fazer um bolo, ler um livro, ver uma série... Vão ver que torna as coisas mais simples e que ficamos com o tempo "mais controlado" para fazermos outras coisas que gostamos :) 

4 comentários

  1. Adorei as dicas, trabalhar em casa também não é nada fácil. Tem que se organizar bastante para ter horário de intervalo, comer e ter produtividade.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
  2. Que dicas fantásticas!
    Eu não tenho trabalhado em casa mas acredito que não seja fácil, ultimamente tenho é tentado me focar mais no meu blog, que tem sido o meu "trabalho" e sinto que existe dias, assim como referiste, em que me sinto com menos vontade! Irei pôr em práticas as tuas dicas :)
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas! O que é preciso é uma pessoa ser produtiva. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Dicas valiosas e que ajudam muito a manter não só a produtividade mas a saúde mental também!
    Eu aproveito as minhas pausas, sempre que o tempo deixa, para apanhar um bocado de sol - a vitamina D ajuda muito na motivação também! ;)

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar