sexta-feira, 3 de julho de 2015

7 dicas para um verão feliz, saudável e cheio de energias positivas


Todos nós ansiamos pela chegada do verão. Durante as aulas não pensamos noutra coisa se não "nunca mais vamos de férias". Imaginamos mil e uma coisas que podemos fazer... praia, piscina, passeios, cinema, noites divertidas com os amigos, boa música, gelados (em dose extra), calor, calor e mais calor. Tudo parece ser bom.

Mas a verdade é que quando finalmente o verão chega nós ficamos "e agora, o que faço?". No post de hoje vou vos mostrar o que podem fazer para terem um verão feliz, saudável e cheio energias positivas.


1. Deslarga-te do telemóvel!!! Sabias que em média, cada pessoa gasta três a quatro horas do seu dia ‘agarrada’ a dispositivos móveis? Isto significa que as pessoas gastam o tempo que têm para se divertir, estar com os amigos, etc..., no telemóvel. (Eu sei que, mais uma vez, estou a dar-vos uma missão impossível, eu própria passo mais tempo do que devia no telemóvel). Se realmente queremos aproveitar o tempo com coisas que nos fazem felizes, vamos tentar olhar menos vezes para o ecrã e mais vezes para o que a vida nos tem para oferecer no dia-a-dia!


2. Cria uma rotina saudável. Não faças nada que não gostes. Não gostas de ginásios, nem queres gastar dinheiro? Não precisas!! O verão é a altura mais fácil (e também mais apetecível) para fazer atividades. Há muitas coisas que podes fazer sem ser ir para um ginásio. No verão, o sol acorda mais cedo e deita-se mais tarde, por isso porque não ir caminhar ou correr com o pai, a mãe, os primos, as amigas, quem quiseres, de manhã ou ao final do dia?, ou se tiveres cães, porque não ir dar um passeio maior com eles?, ou até podes dançar!, no bar, no café ou até mesmo no teu quarto. Não adianta estarem a fazer algo só por obrigação, isso leva-nos a desistir. Encontrem algo que gostam de fazer e façam todos os dias, eu por exemplo às vezes vou andar de bicicleta com o meu irmão e à noite faço sempre (e neste caso não é às vezes, é mesmo sempre) pelo menos 50 abdominais antes de ir dormir, é uma panca minha... Concluindo, cria uma rotina saudável e faz porque queres e não porque é uma obrigação.


3. Marca encontros com os teus amigosAs relações de amizade fazem com que as pessoas se riam mais, exprimam mais emoções positivas e sejam mais otimistas. Por isso se estás com saudades de algum amigo/a liga-lhe e marquem um encontro, podem ir tomar um café, comer um gelado ou simplesmente dar um passeio e conversar, vai fazer bem a ambos.


4. Usa menos maquilhagem. É verdade meninas, a maquilhagem no verão pode provocar manchas na pele, mas calma, há solução. Se vocês não conseguem ir para a praia sem base, hoje em dia já existem protetores de toque seco que ajudam a matificar o rosto. Os protetores BB Cream, por exemplo, além de protegerem, deixam a pele mais bonita e ajudam evitar o envelhecimento prematuro da pele. Apesar de terem protecção aconselho a usarem sempre protetor solar por baixo do BB Cream. Evitem texturas espessas porque vão dar um ar artificial ao rosto. Também existem batons, rimeis e tudo mais à prova de água, mas sinceramente, eu acho que no verão devemos deixar essas coisas de lado. O verão é a estação do ano em que temos de elevar a nossa auto-estima e pensar "eu sou bonita tal como sou", claro que quando vamos sair à noite ou até mesmo passear à tarde podemos maquilhar-nos, mas na praia ou na piscina não devia haver essa necessidade porque vamos ficar desconfortáveis com nós próprias e só pensar na maquilhagem ("será que estou borratada?"; "será que a minha pele ainda está perfeita?"; "será que baton não saiu?") em vez de aproveitarmos o momento. Temos de ser confiantes e acreditar que estamos lindas, magníficas e maravilhosas mesmo quando o vento da praia põe o nosso cabelo a esvoaçar por todo lado (incluindo na boca!!!)


5. Troca os doces pela fruta. A fruta ajuda-nos a manter hidratados no verão, podem comer em casa ou até mesmo levar para a praia cortada aos bocadinhos e comê-la como se fosse um snak. Deixo aqui sugestões de frutas da nutricionista Mariana Vieira:

     Abacaxi: rico em vitaminas A e C, favorece a circulação sanguínea, além de ser bom para olhos e pele. É desintoxicante, refrescante e elimina impurezas.
     Melancia: rica em caroteno (convertida no corpo em vitamina A), licopeno (protege contra o cancro), glutationa (com propriedades antienvelhecimento) e vitamina C. Como é composta por 95% de água tem poucas calorias e ajuda a estabilizar a pressão sanguínea.
     Pêra: contém os sais minerais sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. É rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal.
     Pêssego: fibras, vitaminas A, C, do complexo B, e sais minerais são encontrados na fruta. É indicada para evitar a prisão de ventre, as úlceras, a hipertensão arterial, a anemia, o diabetes e proteger o sistema nervoso.


6. Bronze lindo mas moderado. Muita gente procura alcançar o bronze ideal (eu procuro, infelizmente já estamos em julho e só hoje é que fui à praia pela 1ª vez --'). Sê responsável, usar protetor solar e evitar as maiores horas de calor é fundamental. Todos sabemos que devemos evitar o sol entre 10h e 17h (sim, eu sei que a essa hora está toda a gente na praia, eu também estou na praia a essas horas, mas pelo menos durante a hora devemos tentar evitar). Usa protetor adequado ao teu tipo de pele. Não te esqueças que o sol pode provocar queimaduras solares, acne, urticária solar, o vitiligo, aceleração do 

envelhecimento, cancro, etc... Mas atenção, também não precisas de ficar com medo do sol. Em doses moderadas ele desempenha um papel benéfico no humor e dá-nos vitamina D, essencial à fixação do cálcio nos ossos. Alguns alimentos que ajudam a obter um bronze perfeito: espinafre, repolho, agrião, cenoura, abóbora, manga, mamão, laranja, tangerina, abacaxi, goiaba, caju, sementes de girassol, castanha, amêndoas e azeite. Por isso já sabes, este verão o que tu queres é um bronze de meter inveja e não ficar mais preta que o café, não exageres na quantidade de sol!

7. Ouve música. A música trás benefícios para o corpo e para a mente. Ajuda a reduzir o stress, a ansiedade, melhora o nosso humor e a qualidade do sono. Independentemente do teu gosto musical ouve muita música este verão!!


Estas foram as 7 dicas para um verão mais feliz, saudável e cheio de energias positivas, espero que sejam úteis. Desejo-vos um verão mega feliz  










2 comentários :

Back to Top